Quer começar agora mesmo o seu e-commerce, mas não sabe por onde começar? Então este artigo é para você! Reunimos aqui algumas dicas preciosas para você dar os primeiros passos rumo à sua desejada loja virtual.
Acompanhe! o nosso blog!
O poder do e-commerce
Com a pandemia do coronavírus muitas empresa acabaram se rendendo ao e-commerce. E não é pra menos. Pesquisa realizada pela Nuvemshop mostrou que em apenas um mês, o crescimento do e-commerce gerou um número de pedidos 3,5 vezes maior do que a Black Friday de 2019, maior data do varejo eletrônico do Brasil.
E tem mais, em março houve um crescimento de 175% em relação ao ano anterior, no e-commerce no Brasil. E mesmo com a flexibilização de algumas medidas de distanciamento social, esse crescimento se manteve muito acima do ano anterior e das previsões para o e-commerce em 2020.
Ou seja, tudo indica que mesmo depois da quarentena, o crescimento do e-commerce no Brasil veio para ficar. Afinal, muitos consumidores que antes tinham algum receio em relação às compras online agora tiveram a oportunidade de experimentar e de perder o medo.
Por isso, não perca mais tempo e comece seu e-commerce agora mesmo com as dicas que reunimos a seguir. Seu negócio só tem a ganhar!
Confira dez dicas para começar seu e-commerce com o pé direito.
1. Faça um planejamento escrito
Como qualquer negócio, ter um e-commerce necessita de planejamento. Coloque tudo na ponta do lápis: logística, estoque, mercado potencial, tipos de produto que irão à venda, área de atuação e valores de investimento.
2. Pesquise sobre as tecnologias disponíveis
É importante pesquisar sobre os aspectos tecnológicos para poder escolher as melhores opções para o seu negócio, como por exemplo os tipos de hospedagem para e-commerce e se as plataformas disponíveis são capazes de integrar outros sistemas.
3. Escolha o meio de pagamento
A plataforma de e-commerce também influencia a integração com os modelos de pagamento. E entre os modelos mais comuns estão os gateways de pagamento, adquirentes e intermediadores. Se sua loja for pequena, vale apostar nos dois últimos que, apesar de taxas maiores, são mais fáceis de implementar.
4. Não descuide da segurança do seu e-commerce
É fundamental contar com um sistema de segurança, já que a loja virtual trabalha com dados sensíveis dos clientes, como dados bancários e informações pessoais.
5. Defina quem serão seus parceiros e fornecedores
Para que seu e-commerce seja um sucesso, é preciso escolher empresas parceiras e fornecedoras que sejam confiáveis.
6. Não se esqueça das operações relacionadas ao transporte, frete e embalagem
Você deve ter atenção com as embalagens, já que elas irão garantir que seus produtos cheguem perfeitos até o consumidor. É preciso pensar também se o frete será cobrado ou não, bem como se você fará uso dos Correios ou de uma transportadora para a entrega.
7. Tire boas fotos dos produtos
Em se tratando de e-commerce, os detalhes visuais podem fazer toda a diferença. Por isso, invista em fotos de qualidade.
8. Escreva as descrições dos produtos
Além das fotos, é preciso caprichar na descrição dos produtos. Não economize nos detalhes, tamanhos, cores e dimensões.
9. Tenha um canal de atendimento
Não importa se é pelo WhatsApp, pelas redes sociais, e-mail ou pelo próprio site. É fundamental ter um canal de atendimento que realmente funcione e consiga esclarecer todas as dúvidas dos seus clientes.
10. Divulgue sua loja virtual
Marque presença nas redes sociais com posts interessantes e atrativos. Vale a pena também investir em um blog com conteúdo relevante para o seu público-alvo.
Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando nosso blog e confira nossos outros conteúdos sobre o assunto. E claro, bons negócios!