Hospedagem para e-commerce: como escolher a melhor?

Quando um empresário decide abrir uma loja, ele deve escolher com muito cuidado o local onde ela será instalada. O endereço é de fácil acesso? O imóvel é seguro? O espaço é suficiente para todas as atividades? Pois bem, quando se vai abrir um e-commerce esses cuidados também devem ser tomados e é preciso cautela na hora de escolher a melhor hospedagem para a sua loja virtual. 

E para te ajudar a entender melhor tudo isso e assim fazer uma boa escolha quando o assunto for hospedagem, confira este nosso artigo.

Boa leitura e boas vendas! 

O que é uma hospedagem para e-commerce

Ter um domínio para o seu e-commerce é fundamental, porém ele é apenas o seu endereço na internet, não guarda nenhum conteúdo do site. Por isso, é preciso que você tenha uma hospedagem.

A hospedagem é o local onde os arquivos, códigos, e-mails, imagens e textos que compõem o site ficam armazenados e disponíveis 24 horas por dia. Ou seja, ela é fundamental para que o seu e-commerce comece a funcionar. 

Tipos de hospedagem de sites

Existem vários tipos de hospedagem e a escolha por um ou outro vai depender do tamanho e de como será o seu site. 

Assim, temos:

  • Servidor dedicado: é um serviço de hospedagem exclusivo com maior liberdade para instalar sistemas, maior espaço de armazenamento, disponibilidade e flexibilidade. É o ideal para lojas virtuais com bastante tráfego e consolidadas no mercado.
  • VPS: se você procura autonomia na hora de configurar e-commerces em constante crescimento, essa é uma boa opção. No servidor VPS existem vários servidores virtuais isolados uns dos outros.
  • Hospedagem compartilhada: nela é possível alocar diversos sites em um mesmo servidor. É o tipo mais comum, apresenta uma ótima relação custo-benefício e é perfeita para lojas virtuais que estão começando agora.

A melhor hospedagem para o seu e-commerce

Se você tem como objetivo possuir um e-commerce pequeno ou médio, com um volume de tráfego razoável e uma boa otimização, a hospedagem compartilhada é a melhor solução. 

No entanto se o seu site possui muitos arquivos, bastante tráfego e picos de acessos, você vai precisar de um VPS ou de um servidor dedicado.

Assim, para fazer a escolha certa, de acordo com as necessidades específicas do seu site, você deverá observar:

  • Tamanho da loja: qual será número de páginas e número de produtos.
  • Volume do tráfego: quantos acessos a sua loja terá por dia.
  • Expectativa de crescimento: o quanto sua loja vai crescer ao longo do tempo.

O que seu plano de hospedagem precisa oferecer

Agora que você já sabe o tamanho da sua loja, o volume do tráfego e o quanto quer crescer, é hora de analisar o que os planos de hospedagem oferecem no que diz respeito ao armazenamento, contas de e-mail, segurança, atendimento e suporte. 

  • Armazenamento: o tamanho do seu e-commerce, ou seja, qual o espaço que os arquivos do seu site terão na hospedagem. 
  • Contas de e-mail: quantidade de e-mails gratuitos disponibilizados
  • Segurança: quais são as medidas de segurança do fornecedor de hospedagem, seu e-commerce receberá transações com dados dos clientes e cuidados com a segurança são fundamentais. 
  • Atendimento e suporte: veja se a empresa oferece atendimento 24 horas em português.

Analise com atenção todos esses aspectos e escolha o que melhor se adapte ao seu negócio e as suas necessidades. Pode ser, por exemplo, que pra você seja mais vantajoso ter um espaço de armazenamento menor com muitos e-mails ou que talvez prefira uma segurança avançada, mesmo com o suporte em inglês.

E por fim, pesquise muito antes de fechar um contrato de hospedagem com uma empresa. Procure informações sobre sua reputação, qual o perfil das lojas que ela atende e qual a avaliação que os clientes fazem dela. 

Com todas essas informações você se sentirá muito mais seguro para fechar negócio e colocar seu e-commerce para funcionar.

Gostou do nosso conteúdo? Então continue seguindo nosso blog. 

ADVERTISEMENT

Posts Relacionados